Cuidados após extracção dentária
- liliana lima
- 28 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
A extracção dentária, consiste na remoção de um dente do interior do seu alvéolo.
Após o procedimento, existem determinados cuidados que o paciente deve seguir, afim de uma boa recuperação e cicatrização.
1- Deve seguir escrupulosamente a prescrição que o profissional lhe receitar. SE TIVER ALGUMA DÚVIDA QUANTO À TOMA DEVE PERGUNTAR, NUNCA FIQUE NA DÚVIDA.
2- Pode aplicar um pouco de gelo, sempre protegido com uma toalha, na face, ao nível da zona da extracção. O frio funciona como um anti-inflamatório natural, ajudando a diminuir o sangramento e a desinchar os tecidos.
3- Não deve andar, trabalhar ou exercitar-se ao sol ou nas horas de maior calor. Pois vai aumentar o risco de sangramento.
4- Se a zona da extracção começar a sangrar, o que é normal, não baixar a cabeça. Deve colocar uma compressa, idealmente esterilizada, na zona da extracção e morder, exercendo pressão para que o sangramento pare.
5- Não bochechar ou cuspir, logo após a extracção. É normal que sinta sangue na boca, pois é uma zona constantemente húmida e a saliva misturasse com o sangue. Deve engolir essa saliva e não estar sempre a cuspir.
6- Deve dormir ou descansar com uma almofada mais alta.
7- Se a zona da extracção doer, não coloque nada no interior do "buraco", nomeadamente aspirina. A dor ligeira a moderada é normal após este procedimento. Tome a medicação nas horas prescritas.
O ANTIBIÓTICO NÃO TIRA AS DORES E NÃO É REGRA A SUA PRESCRIÇÃO APÓS CADA EXTRACÇÃO.
8- Se a dor se tornar mais forte, deve ir ao seu dentista para avaliar se está tudo bem.

9- Deve ir ao dentista remover os pontos e avaliar se está tudo bem, no período que este lhe aconselhar.
10- A boca deve ser sempre higienizada. No dia da extracção pode e deve lavar os dentes. Deve ter um pouco mais de cuidado na zona da extracção, mas a boca deve manter-se o mais limpa possível. Evite bochechos pelo menos nas primeiras 48 horas.
11- Não fumar ou beber, pois prejudica a cicatrização.
12- Evitar refeições muito quentes e alimentos de consistência mais dura, nas primeiras horas após a extracção, devido à anestesia.
Qualquer dúvida que tenha ou se achar que algo não está bem, pode e deve dirigir-se ao seu dentista, para que seja avaliado e possa tirar qualquer dúvida.
Comments