top of page

Traumatismo dentário... O que fazer?


Traumatismo dentário. Fonte: Orem dos Médicos Dentistas

O traumatismo dentário pode acontecer em qualquer altura da nossa vida. A praticar desportos, a trabalhar, a comer... No entanto, quando acontece, não sabemos muito bem, o que fazer, principalmente no caso de crianças...

Existem determinadas medidas que se devem tomar, no entanto existem outras que devemos evitar.

A criança até aos 6 anos tem 20 dentes temporários (de leite) presentes na boca. Os dentes definitivos ainda se encontram dentro do osso, denominados de gérmens dentários, por isso qualquer traumatismo que envolva os dentes de leite pode afectar os dentes definitivos.



Dentes temporários e gérmens dos dentes definitivos. Criança com 5 anos

Se uma criança cair ou sofrer um acidente e o dente desaparecer, pode ter sido avulsionado (saiu completamente do álveolo) ou intruído (entrou para o interior do osso).

Na Avulsão, se for um dente temporário, NUNCA o tentar colocar novamente na sua posição, pois podemos lesionar o gérmen do dente definitivo que se encontra no interior, devemos então:

1- Lavar o dente com água ou soro e colocar em soro fisiológico, leite ou na própria boca da criança, entre a bochecha e os dentes, isto se a criança for capaz de o manter na boca sem engolir

2- Ir de imediato ao Médico dentista.


Se for um dente definitivo, devemos:

1- Pegar o dente pela coroa,

2- Passar por água ou soro fisiológico (sem esfregar)

3- Reimplantar o dente no alvéolo (buraco do dente), não pode passar mais de 10 minutos do acidente. Se não for possível, guardar o dente num recipiente com soro, leite ou saliva (boca da criança)

4- Ir ao médico dentista, sem que tenha passado mais de 1 hora do acidente.

O mesmo funciona para fragmentos de dente.

Na Intrusão, não vamos encontrar o dente no chão ou podemos ver uma pequena parte do dente na gengiva, neste caso ir de imediato ao médico dentista para ser avaliado.


Avulsão e intrusão dentária. Fonte: ᴅʀᴀ. ᴀʀɪᴇʟʏ - ᴏᴅᴏɴᴛᴏᴘᴇᴅɪᴀᴛʀᴀ ( @draarielycaramori ) Instagram


Em caso de dúvida, se o dente é de leite ou definitivo, não tente reimplantar e vá ao consultório o mais rápido possível.


Em casos de acidentes com criança, é sempre complicado lidar com a situação. A criança vai estar a chorar, com dor e nervosa. Primeiro de tudo acalmar a criança e só depois pensar em salvar o dente. No entanto, se passar menos de 1 hora e se mantivermos o dente húmido, há uma grande probabilidade de salvarmos o dente e eliminamos futuros problemas.



Cuidados após consulta no médico dentista


Tomar a medicação indicada pelo profissional, normalmente anti-inflamatórios e antibiótico,

Fazer um pouco de gelo,

Dieta mole (sopas, papas, purés),

Fazer uma boa higiene, por mais que seja difícil e doloroso para a criança, é muito importante manter a boca o mais limpa possível,

Se a férula, que o dentista possa ter colocado, se descolar ou se mover, ir de imediato ao consultório para que seja novamente reposicionada.


Férula dentária. Fonte: Dr. Manuel Campaña López



Comentários


© 2021 Arcodentall.  Design By Tradi

Via de 9 de Dezembro, 1199,  Faldejães-Arcozelo, 4990-240 Ponte de Lima | 258 027 717

Politica de privacidade

bottom of page