top of page

A chupeta... A inimiga dos dentes?!


Chupeta

A chupeta é utilizada há anos, no entanto existe muita controversa no seu uso e indicação.


Existem artigos e dissertações que referem que a chupeta tem um papel importante na protecção contra a síndrome de morte súbita do lactente, além acalmar e satisfazer o bebé, no entanto também existem prejuízos no seu uso, como o desenvolvimento de Otites, interferir no estabelecimento e duração do aleitamento materno, a nível oral, como cáries e candidíase oral (vulgo sapinhos) são alguns dos exemplos.


Candidíase Oral na criança. Fonte: Pediatriavirtual

Quando deve a criança deixar a chupeta ou biberão?

A criança até aos 24 meses (pode existir sempre alguma variação) tem 20 dentes presentes em boca.


20 dentes temporários (criança com 5 anos)

Se introduzirmos uma chupeta ou biberão, ou até mesmo o dedo, entre as arcadas com muita frequência, com uma duração prolongada e com alguma intensidade, vamos provocar uma alteração na forma como os dentes se articulam, o osso vai sofrer deformação e vamos ter que intervir com dispositivos (aparelhos dentários) para corrigir.



Portanto o ideal, é que até aos 24 meses a criança deixe este hábito.


Só após eliminarmos o uso da chupeta, é que podemos intervir. Por vezes, basta remover o hábito e a alteração corrige por si, sem qualquer intervenção.



Qual é pior, o uso da chupeta ou "chuchar" no dedo?

É pior o dedo, pois é um hábito muito mais difícil de eliminar. O dedo está sempre disponível.


A sucção do dedo (sucção digital) cria muita pressão, provocando uma maior deformação óssea, além de que mais facilmente a criança introduz microrganismos no organismo, ao colocar frequente o dedo na boca, quando mexem e brincam com tudo.


Não existe nenhum beneficio em deixar ou estimular a criança meter o dedo à boca.



As chupetas são todas iguais? Qual a melhor?

Existe uma variedade muito grande, o que leva a dúvidas na compra da melhor chupeta.

Quando vamos comprar uma chupeta devemos procurar a que possua design fisiológico ou ortodôntico, pois vai permitir um desenvolvimento mais fisiológico dos maxilares. Normalmente a tetina é mais estreita para permitir uma boa posição entre o palato (céu da boca) e a língua.


Existe ainda de silicone ou borracha. As de borracha são mais macias no entanto costumam ter um cheiro mais característico e deterioram-se com mais facilidade, as de silicone são mais duras, esteticamente são mais bonitas, não têm cheiro e são mais resistentes. Vai depender da preferência de cada criança, mas normalmente adaptam-se melhor à de borracha, pois é mais macia.


Adeqúe à idade do bebé (0-3 meses, 4 meses, 6 meses, 12 meses, 18 meses), depende das marcas, pois a tetina vai aumentando de tamanho.


Pode ser uma opção, quando pretender eliminar o hábito da chupeta, troque por uma diferente da que o bebé está habituado. Se usa a de borracha, troque por uma de silicone, por ser mais dura talvez comece a perder o interesse.
















Há problema colocar mel ou açúcar na chupeta, para acalmar o bebé?

O açúcar ou qualquer adoçante natural ou artificial, em contacto directo com com os dentes é prejudicial.


A cárie dentária é muito frequente nas criança e o seu desenvolvimento nos dentes de leite faz-se de uma maneira muito mais rápida do que nos dentes definitivos.


Após comermos doces devemos lavar os dentes, eliminando todos os vestígios de açúcar, para que as bactérias, que estão presentes na cavidade oral, não os utilizem como alimento para a produção de ácidos que actuam sobre os esmalte dos dentes, iniciando o processo carioso.


Logo, ao colocarmos algo doce na chupeta, com o objectivo de acalmar a criança, à partida não iremos lavar os dentes a seguir, pois a criança não o vai permitir. Conseguimos acalmar a criança mas iniciamos todo o processo que vai levar à dor e desconforto futuro.



E adormecer com o biberão?

Ao adormecer com o biberão, o açúcar presente no leite, vai permitir que as bactérias o utilizem como alimento para a produção de ácidos, que vão actuar no esmalte, durante toda a noite de sono da criança.

Antes da criança ir para a cama, deve lavar os dentes, obrigatoriamente, pois durante a noite produzimos menos saliva, proporcionando um ambiente ideal para a propagação e actuação de bactérias cariogénicas.

O hábito de adormecer com o biberão está directamente relacionada com a incidência de cárie do biberão ou cáries rampante.


Cárie na criança. Fonte: Ordem dos Médicos Dentistas

Se tiver alguma dúvida que gostaria de esclarecer, pode deixar mensagem que tentarei responder o mais rápido possível.



 
 
 

Kommentare


© 2021 Arcodentall.  Design By Tradi

Via de 9 de Dezembro, 1199,  Faldejães-Arcozelo, 4990-240 Ponte de Lima | 258 027 717

Politica de privacidade

bottom of page